Caracterização dos consumidores de frutas em feiras livres do sul de Minas Gerais

Marcelo Lacerda Rezende, Flávia Giolo de Carvalho, Lucas Piedade Garcia, Luciana Azevedo

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo caracterizar os consumidores de frutas em feiras livres da região sul de Minas Gerais, identificando grupos de consumidores de acordo com seus hábitos de consumo e características socioeconômicas. Foram aplicados 50 questionários aos consumidores das feiras livres nos municípios de Três Pontas, Pouso Alegre, São Lourenço, Poços de Caldas e Alfenas. A análise de conglomerados foi utilizada para tratamento dos dados. O grupo 1 foi formado por 114 consumidores, que consideraram como “importantes” e “muito importantes” a maioria dos fatores determinantes da frequência à feira livre. É formado por aposentados, donas de casa e comerciantes. O grupo 2 tem 49 consumidores, que se destacam por ter o maior nível
de renda e comprar produtos prontos na feira. O grupo 3 possui 90 consumidores, com frequência quinzenal à feira. Este último assemelha-se ao primeiro grupo, exceto pela ausência de aposentados entre seus membros e por atribuir menor importância aos fatores determinantes da frequência às feiras livres. Esses resultados reforçam a importância de se conhecer esse importante canal de distribuição de frutas, pois podem subsidiar políticas de saúde e nutrição, além de permitirem mais conhecimento do comportamento do consumidor de frutas.

Palavras-chave


Análise de Conglomerados; Aquisição de Alimentos; Consumo de Frutas; Feiras Livres;;

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