A competitividade do agronegócio brasileiro no comércio internacional

Gabriela Daiana Christ, Allan Georges Nakka Strauch, Leandro Pereira dos Santos, Pery Francisco Assis Shikida

Resumo


Tornar-se competitivo mundialmente é um desafio não só para o Brasil, mas para todas as nações. No entanto, conhecer a dinâmica do comércio internacional para verificar se a pauta de exportação está de acordo com a demanda mundial pode ser um passo para as tomadas de decisões para a melhor inserção comercial brasileira. O objetivo deste estudo foi analisar a inserção do agronegócio do Brasil no comércio internacional, para identificar o posicionamento de seus produtos, considerando os triênios 2005–2007 e 2015–2017, com base na metodologia sugerida por Fajnzylber (1991). Foi possível identificar que a situação é positiva, pois, de acordo com a metodologia proposta, 46,51% do valor total exportado pelo País no triênio 2015–2017 é formado por 150 produtos em situação classificada como ótima.

Palavras-chave


exportação; mercado internacional; market share

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