O Brasil como grande player no mercado mundial de etanol

André Augusto Soares, Joel Carlos Zukowski Junior

Resumo


Este trabalho discorre sobre a história do etanol no Brasil e a evolução da sua indústria: as vantagens do País quanto à produtividade e à expansão comercial; os gargalos que ameaçam a competitividade do setor diante do mercado global de biocombustíveis; as variáveis de cenário internacional, como os aspectos comerciais e diplomáticos e as forças difusas que desafiam o setor; e as projeções para o etanol brasileiro. O objetivo aqui foi traçar um retrospecto e analisar o panorama atual da produção e comercialização doméstica e internacional do etanol e identificar variáveis complexas e sensíveis que interferem na forte posição vanguardista do Brasil nesse setor, além de reunir prospectos do etanol brasileiro no cenário mundial de biocombustíveis. Para os levantamentos bibliográficos foi utilizado o conceito da ferramenta analítica da dependência da trajetória (path dependence), para a cognição do processo histórico e de crescimento do setor. Além do passado de sucesso, constatou-se que há uma pluralidade de fatores de múltiplas dependências que condicionam o futuro do setor nacional diante da agenda comercial cosmopolita de biocombustíveis. Os prospectos acerca do futuro são otimistas para o Brasil.

Palavras-chave


Competitividade; gargalos e vantagens; historicismo e futuro; mercado global; setor sucroalcooleiro.

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