Competitividade da produção hidropônica de hortaliças folhosas no Brasil

Humberto Davi Zen, Janaína Balk Brandão

Resumo


Este trabalho faz uma análise estratégica da competitividade de hortaliças hidropônicas no Brasil por meio de um estudo exploratório via matriz SWOT. São usadas variáveis qualitativas obtidas em pesquisa bibliográfica e entrevistas a produtores hidropônicos do Sul. Por ordem de importância, no ambiente interno as principais forças identificadas são eficiência e eficácia produtiva, produtos com qualidade superior e postura proativa dos produtores na busca de informações. Já as fraquezas são o custo de produção mais elevado, o alto investimento inicial, o grande capital imobilizado e a alta complexidade técnica. No ambiente externo, as oportunidades que mais impulsionam a hidroponia no País são a tendência de rastreabilidade de alimentos, as mudanças nos hábitos alimentares e os consumidores ávidos por qualidade. As ameaças mais relevantes são o aumento da competição pelo mercado e a falta de assistência técnica qualificada. Os resultados da matriz elaborada apontam para um posicionamento estratégico em condições para avançar na captura das oportunidades.

Palavras-chave


matriz SWOT; mercado; qualidade

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