Exportações Motor do agronegócio brasileiro

Elisio Contini, Marcos A. G. Pena Júnior, Carlos Augusto M. Santana, Geraldo Martha Júnior

Resumo


O artigo inicia-se com uma revisão das principais linhas de pensamento sobre o comércio internacional, desde os mercantilistas, clássicos, neoclássicos e conjunto de ideias mais contemporâneas. Apresenta informações sobre as exportações do agronegócio e analisa seu desempenho e sua importância para a economia brasileira nas últimas décadas, para os principais produtos e principais mercados. Identifica as perspectivas de exportações desses produtos para os próximos
anos. Ao final, propõe políticas governamentais para ampliar as exportações brasileiras: negociação e promoção comercial; agregação de mais valor aos produtos exportados; fortalecimento dos serviços de defesa agropecuária; e erradicação da febre aftosa. Demonstra-se que taxas mais elevadas de crescimento do agronegócio brasileiro serão determinadas pela capacidade de vendas externas, constituindo-se as exportações em “motor” do agronegócio nos próximos anos.

Palavras-chave


Agricultura; Brasil; Mercado Exterior;;

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