O Semiárido segundo o Censo Agropecuário 2006 e os censos de população 1991, 2000 e 2010

Eliseu Alves, Geraldo da Silva e Souza

Resumo


O Semiárido compreende nove estados – inclui o Norte de Minas Gerais e exclui o Maranhão –, 1.134 municípios e, em 2010, abrigava 21,4 milhões de pessoas. Sua agricultura é marcantemente dual. A não irrigada é muito pobre e estagnada; a irrigada é dinâmica, exporta por ano mais de US$ 500 milhões e tem forte participação no abastecimento nacional de frutas, sucos e hortaliças. Nela, as propriedades de até 100 hectares se destacam pela produtividade e alta produção.
A pobreza é enorme tanto na classe de área de mais de 100 hectares quanto na de até 100 hectares. Nas duas, a renda bruta é muito concentrada – poucos estabelecimentos geraram a maior parte da produção, e a grande maioria deles ficou à margem da modernização da agricultura. A tecnologia explica essa concentração e, como anda junto da irrigação, sem esta não há esperança de a agricultura acabar com a pobreza.
Uma das consequências da pobreza é o intenso êxodo rural–urbano e urbano para cidades de outras regiões do País. Em 2010, cerca de 62% da população do Semiárido vivia nas cidades, mas a taxa de êxodo rural do período 2000–2010 indica que a região caminha para atingir o índice de urbanização brasileiro, 85%.

Palavras-chave


concentração da renda bruta; êxodo rural; pobreza; rendimento da terra

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.