Determinantes das exportações de açúcar em bruto e óleo de soja do Brasil para o mercado indiano
Rodrigo Abbade da Silva, Daniel Arruda Coronel, Reisoli Bender Filho, Mygre Lopes
Resumo
Este trabalho analisou o comportamento das exportações brasileiras de açúcar em bruto e óleo de soja para a Índia de 1999 a 2010. Foram utilizados os Índices de Orientação Regional (IOR) e de Vantagem Comparativa Revelada Simétrica (VCRS). Os resultados indicaram não apenas que o Brasil apresenta vantagem comparativa na produção de açúcar em bruto e óleo de soja, mas que essas commodities são expressivamente orientadas para a Índia, exceto o açúcar em bruto, que alterna intervalos de anos de alta e baixa orientação regional. Por conseguinte, o Brasil é competitivo no mercado mundial de açúcar em bruto e óleo de soja, e há grande dependência entre os dois países, que pode ser observada a partir da grande retração na safra de cana-de-açúcar indiana e imediato aumento das importações dessa commodity do Brasil pela Índia.
Palavras-chave
Comércio Internacional Sul-Sul, competitividade, vantagens comparativas.
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