A competitividade das exportações agrícolas brasileiras para o Canadá

Rogério Alencar Pereira de Sousa

Resumo


O agronegócio brasileiro é responsável por cerca de 40% da pauta de exportações brasileira. Nesse contexto, o Canadá é um importante mercado das exportações agrícolas brasileiras, pois em 2006, importou US$ 168.7 milhões em produtos agropecuários do Brasil. O objetivo deste estudo foi selecionar produtos agropecuários prioritários em curto, médio e longo prazos que apresentassem maior potencialidade para o incremento das exportações brasileiras para o Canadá. Essa pesquisa foi bibliográfica utilizou fontes de dados secundários. Os dados foram tratados com base no estudo Radar Comercial, elaborado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), que cruzou e analisou diversos dados. Concluiu-se que 53 produtos agropecuários são prioritários, os quais representaram US$ 6.777 bilhões de potencial importador a ser explorado em curto, médio e longo prazos. Em curto prazo, foram selecionados 15 produtos, em médio prazos, 20 produtos e, em longo prazo, 18 produtos. Concluiu-se que 19 setores são prioritários e os 5 maiores setores representaram juntos 62,72% do total do potencial importador a ser explorado (PIE).

Palavras-chave


agronegócio; produtos prioritário; comércio exterior

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