Transmissão de preços do algodão nos mercados interno e externo

Eliane Pinheiro de Sousa, Antônio Carvalho Campos

Resumo


Este artigo pretende verificar a relação entre os preços internos e externos no mercado de algodão, buscando testar se a Lei do Preço Único foi válida nesse mercado, no período de
julho de 1996 a janeiro de 2008. Utilizou-se dados mensais extraídos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) / Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGVDADOS). A metodologia
adotada é constituída pelo teste de raiz unitária, pelo teste de co-integração de Johansen, pela estimação da função impulso-resposta, pela decomposição da variância dos erros de previsão e pela estimação e análise do modelo vetorial de correção de erro (VEC). Os resultados mostraram que as variações nos preços internacionais do algodão foram completamente transmitidas para o mercado doméstico em longo prazo, ou seja, na ausência de restrições. No entanto, não se pode
afirmar que esses mercados são perfeitamente integrados, tendo em vista que a hipótese de perfeita integração entre os mercados foi rejeitada quando foram impostas restrições ao coeficiente de relacionamento de longo prazo. Dessa forma, a Lei do Preço Único não foi perfeitamente verificada no mercado de algodão no período analisado.

Palavras-chave


co-integração de preços; Lei do Preço Único; mercados de algodão

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.