Protecionismo, mercado internacional e adequações das empresas na suinocultura brasileira

Aloysio Marthins de Araújo Junior, Dirceu João Duarte Talamini, Herlon Fernandes

Resumo


O comércio internacional brasileiro nos seus diversos setores, em especial a agricultura, é constantemente atingido por barreiras impostas por outros países, seja na forma de barreiras tarifárias ou de barreiras técnicas, muitas vezes de forma não justificada. Os desafios para a exportação de carne suína são constantes, principalmente para destinos como a União Europeia e mercados asiáticos, cada um com sua particularidade nas restrições para a importação. As barreiras protecionistas citadas pelas empresas exportadoras identificaram os itens ligados ao bem-estar animal e a questões sanitárias, resíduos e food safety. Com o consumo per capita no Brasil menor que 14 kg por ano, o mercado internacional torna-se item importante para a suinocultura, que possui a Rússia como grande destino das exportações, o que torna o setor extremamente dependente das compras desse país. Assim a diversificação de mercados é fundamental para que o setor não seja alvo das crises de demanda da Rússia.

Palavras-chave


agronegócio; exportação; protecionismo; suinocultura

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