China: gigante também na agricultura

Eliana Valéria Covolan Figueiredo, Elisio Contini

Resumo


O presente artigo identifica as principais forças motrizes da demanda por produtos agrícolas por parte da China: crescimento populacional e elevação da renda. Aponta ainda os principais produtos agrícolas daquele país, em culturas e em produção animal, e sua espetacular evolução de 2002 a 2011. Merece destaque a análise das exportações agrícolas brasileiras e sua participação naquele mercado. Analisa-se com certo ineditismo a estrutura tarifária da China, no comércio com outros países, incluindo o Brasil. Em virtude de sua importância, alguns produtos são destacados, como o complexo soja (grão, óleo e farelo), milho, algodão, suco de laranja e carnes (carne bovina, suína e de aves). A conclusão geral é de que o mercado da China para produtos do agronegócio brasileiro é estratégico e vital para o aumento da produção de grãos e de carnes do Brasil. É de grande relevância acompanhar a evolução da produção e consumo de produtos agrícolas na China e aproveitar essas oportunidades de negócios.

Palavras-chave


agronegócio; Brasil; exportação.

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