Aplicação do modelo da cocriação de valor no agronegócio citrícola paulista
Resumo
Em um ambiente empresarial cada vez mais semelhante a um campo de disputas pela preferência dos clientes por bens e serviços, apenas atrair o consumidor não mais é o suficiente. O que passou a importar é cuidar dos clientes, assegurando a manutenção dos relacionamentos entre as empresas e os atores em seu microambiente: fornecedores, intermediários, o público e os clientes. Nesta linha de raciocínio, surgiu a teoria da cocriação de valor entre produtor e cliente, descartando o paradigma anteriormente seguido de que esta criação de valor seria exercida, de forma solitária, pelo produtor. Este artigo é o terceiro de uma série que se propõe à construção de modelo de atuação estratégica, com base na teoria da cocriação de valor, aplicado ao ambiente empresarial do agronegócio citrícola paulista na figura dos dois players mais relevantes do segmento. Ele identifica sete categorias de influência nessa interação, advindas dos elementos que compõem o referido relacionamento, classificadas pela intensidade (inexistente, baixa, média e alta) e pela direção (positiva ou negativa). No item de conclusão, indicam-se inferências obtidas a partir do material apresentado e os planejados desdobramentos a este trabalho.
Palavras-chave
agronegócio citrícola; cocriação de valor; estratégia corporativa
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