Análise de preços do café no mercado internacional

Margarida Garcia de Figueiredo, Cesar de Castro Alves

Resumo


O Brasil é o maior produtor e o segundo maior consumidor mundial de café. São duas as espécies de café comercialmente relevantes, a arábica e a robusta, cada uma com sua própria dinâmica de mercado. O Brasil e a Colômbia são os principais produtores do café arábica. No caso do café robusta, o principal produtor é o Vietnã, seguido do Brasil. O mercado de café foi marcado por uma série de intervenções ao longo do século 20, e um dos principais instrumentos de regulação foi o Acordo Internacional do Café (AIC). No início da década de 1990, com o fim do AIC, o mercado cafeeiro foi desregulamentado, e o preço do café passou a ser regulado pelas cotações das bolsas de comercialização. Os preços do café comercializado mundialmente sofrem grande volatilidade, e os motivos estão relacionados a diversos fatores, desde os especulativos até os vinculados à lei de oferta e demanda. O objetivo deste trabalho foi estudar, com o uso dos modelos de autorregressões vetoriais, de que forma os preços dos cafés arábica e robusta, nas principais bolsas internacionais, interferem nos preços dos cafés produzidos no Brasil, comercializados nos mercados interno e externo. Os resultados obtidos sugerem que a influência das bolsas internacionais sobre os preços dos cafés produzidos pelo Brasil está empiricamente confirmada.

Palavras-chave


Econometria; mercado internacional; preços.

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