Dinamismo e competitividade do Brasil nos mercados doméstico e internacional de açúcar
Resumo
O objetivo principal deste trabalho é avaliar a evolução do desempenho do Brasil nos mercados nacional e internacional de açúcar em 1990–2019. Como base teórica, usa-se a literatura, nacional e estrangeira, ligada à temática da competitividade econômica. Os resultados mostram como fatores da posição de destaque do País as condições climáticas, os baixos custos de produção, a grande área plantada, com potencial de expansão, os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, entre outros, incluindo a desregulamentação do setor na década de 1990 e a desvalorização cambial. Trata-se de um mercado com fortes intervenções governamentais, sobretudo via políticas comerciais norte-americanas e europeias. Todavia, a expectativa do aumento de países demandantes de etanol pode levar à redução de estoques de açúcar e a preços melhores nos mercados interno e externo.
Palavras-chave
Barreiras comerciais; concorrência; setor sucroalcooleiro.
Apontamentos
- Não há apontamentos.