Arroz e feijão: intervenção multi-institucional em prol do Brasil

Carlos Magri Ferreira, Reginaldo Santana Figueiredo, Tamillys Cientielly de Lellis Albernaz Luz

Resumo


Este artigo relata os resultados de uma pesquisa feita com os consumidores de arroz e feijão da região metropolitana de Goiânia, em que se buscam subsídios para a realização de uma campanha nacional de valorização do consumo desses alimentos5. O objetivo do estudo é conhecer a percepção dos consumidores sobre vários aspectos nutricionais e funcionais e de outros tópicos que interferem no consumo do arroz e do feijão. Os dados foram obtidos via questionário estruturado. O trabalho foi piloto no sentido de validar o questionário e da ferramenta para análise estatística, desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão e pela Universidade Federal de Goiás – para obter representatividade nacional, espera-se repetir esse estudo em mais oito capitais brasileiras. Os resultados encontrados são essenciais para o direcionamento das atividades a serem propostas no escopo da campanha, como a elaboração de peças publicitárias customizadas que abordem pontos críticos ou percepções equivocadas e reforcem pontos positivos de aspectos nutricionais e funcionais.

Palavras-chave


alimentação saudável; padrão alimentar; reeducação alimentar; segurança alimentar e nutricional

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.