Resumo
O conhecimento dos fluxos da cadeia produtiva pode ser uma ferramenta estratégica para a viabilidade da atividade agrícola, pois contribui para a comercialização da produção e favorece o desenvolvimento tecnológico. Inserido no contexto da globalização, o agronegócio precisou de constantes incentivos para organizar e otimizar recursos humanos, financeiros e materiais, em um verdadeiro esforço de parceria multi-institucional. Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho é analisar o papel das instituições de representação da cadeia produtiva do algodão para sua recuperação e consolidação como importante atividade do agronegócio brasileiro. Entende-se que no Brasil as organizações de representação criaram novo ambiente institucional para a competitividade da cadeia produtiva do algodão, favorecendo a organização dos diversos elos da cadeia. Essas organizações participam e influenciam de forma decisiva as tomadas de decisões dos produtores rurais e tendem a se tornar cada vez mais significativas nas definições de políticas públicas para o setor. Assim, a intensificação do desenvolvimento de novas relações comerciais, diante das novas exigências dos mercados nacional e internacional, favorece a organização dos segmentos produtivos da cotonicultura brasileira, especialmente na forma de organizações para a defesa dos interesses, normas para os produtos e elaboração de estruturas institucionais nas políticas públicas. Os produtores brasileiros, nesse novo contexto, também criaram várias organizações, como cooperativas e associações, que passaram a representar determinados segmentos e demandas específicas da cotonicultura nacional.
Palavras-chave
agronegócio; cadeia do algodão; instituições